Aromaterapia: harmonize suas emoções

aromatherapy-1.jpg

A Aromaterapia é uma terapia eficaz e prazerosa, que atua intensamente sobre nossas emoções mais profundas. Raiva, medo e tristeza são algumas das emoções básicas humanas e nos atingem em maior ou menor grau desde a infância. Essas emoções podem deixar raízes em nossas constituições emocionais e energéticas e gerar conseqüências negativas que vão se refletir em nossos relacionamentos e até em nossa saúde. Pessoas que passaram por experiências de rejeição e falta de afeto ao longo da vida, também tendem a desenvolver uma grande sensação de vazio interior e ao buscarem preencher esse vazio de forma desequilibrada, através de relacionamentos abusivos, onde doam mais do que recebem ou através de exagerado perfeccionismo, onde se cobram demais para serem aceitos; terminam mergulhadas em emoções ainda mais negativas.A Aromaterapia emprega óleos essenciais com princípios ativos altamente concentrados (uma gota de óleo essencial equivale a cerca de vinte e cinco xícaras de chá da planta da qual foi extraído), que atuam sobre o Sistema Límbico do cérebro, ao serem inalados, de forma quase instantânea. O Sistema Límbico é responsável pelas nossas emoções e memórias. Por isso, óleos essenciais podem auxiliar a transmutar emoções negativas e a construir memórias positivas, dando um novo significado às lembranças dolorosas do passado.

Os óleos essenciais devem ser diluídos em óleos vegetais para serem utilizados em massagens e auto-massagens (potencializando seus efeitos) ou como óleos perfumados pós-banho ou hidratantes. Também podem ser diluídos em cremes ou géis naturais ou serem usados em banhos terapêuticos e compressas.

A aromatização ambiental através de difusores pode ser especialmente indicada para equilibrar emoções e harmonizar ambientes e os relacionamentos das pessoas que os freqüentam.

Óleos essenciais e emoções:

• Lavanda – é equilibrante; acalma irritabilidade e medo. Muito usada em difusores ambientais para insônia. É um dos óleos mais versáteis.

• Mandarina – gera alegria e descontração. Útil em casos de ansiedade, tristeza, desânimo e letargia. Dá leveza a mente e pode ser utilizada como terapia complementar em casos de depressão. Não usar antes de se expor ao Sol.

• Olíbano – é revigorante; é excelente para dissolver ressentimentos e mágoas. É um óleo que promove o perdão e liberta do passado. Segundo Shirley Price, é útil para “cura das feridas emocionais, sobretudo sofrimento”.

• Patchouli – é sedativo e afrodisíaco; usado para casos de fadiga e ansiedade. Também usado em casos de obesidade, pois, auxilia a diminuir a compulsão alimentar.

• Gerânio – é equilibrante; reduz alterações de humor durante a TPM e menopausa, ansiedade, estresse e sentimentos de culpa.

Receitas:

– Sinergia para insônia:

Colocar uma colher de sopa de água num difusor (pode ser daqueles aros de cerâmica para lâmpadas) e quatro gotas de óleo de Lavanda Mont Blanc, com mais quatro gotas de óleo essencial de Mandarina. Utilizar algumas horas antes de dormir.

– Sinergia para TPM e ansiedade:

Cinco gotas de óleo essencial de Gerânio e três gotas de Lavanda Fina ou Mont Blanc. Acrescentar em uma colher de sopa de água num difusor.

– Sinergia revigorante:

Três gotas de óleo essencial de Mandarina e cinco gotas de óleo essencial de Olíbano e uma de óleo essencial de Gerânio. Acrescentar em uma colher de sopa de água num difusor.

Óleos essenciais são ferramentas naturais que podem conduzir à verdadeira harmonia emocional e à conquista de uma vida mais feliz e saudável.

Priscila Lima – Aromaterapeuta (CRT: 41853) – coordena atendimentos ambulatoriais em Aromaterapia e Cursos.

Informações: (11) 7273 4205.
E-mail: priscilalima@terapeutaholística.com.br

9 respostas para Aromaterapia: harmonize suas emoções

  1. ISABELITA disse:

    eu queria saber qual é oleos que mecher com o lado emocional

  2. Rosa Flor disse:

    Adorei as dicas e o site o assunto,mas é sempre bom atualizar. tenho curso de aromaterapia ha 05 anos,quero voltar a estudar e me dedicar para trabalhar com a tecnica. abracos…
    13/01/09

  3. Priscila Lima disse:

    Isabelita,

    Todos os óleos essenciais atuam de alguma forma sobre as emoções. É importante vc saber quais emoções vc quer equilibrar e procurar alguém q possa te auxiliar.

    Procure ler algum livro sobre Aromaterapia da Shirley Price e vc terá algumas informações importantes sobre o assunto.

    Espero ter ajudado.

  4. MariaAparecida da silva disse:

    ENCONTREI NA AROMATERAPIA TUDO O QUE EU PRECISAVA PARA OS MEUS PROBLEMAS DE SAUDE FISICA E EMOCIONAL ESTOU MUITO FELIS AGRADEÇO A TODAS AS PESSOAS QUE FASEM ESSE TRABALHO E NOS AJUDAM DIRETA E INDIRETAMENTE (OBRIGADO)

  5. Priscila Lima disse:

    Olá Maria,

    Fico feliz por vc ter encontrado respostas positivas com a Aromaterapia.

    Agradeço pela visita ao blog.

    Abraço.

  6. Luciana disse:

    ola Priscila,

    Parabéns pelo seu trabalho. A aromaterapia me parece a 8ª maravilha do mundo!
    Tenho uma dúvida, será que é possivel a sinergia entre os OE de lavanda, alecrim e gerãnio contra colicas menstruais e TPM? Ou seja posso misturar os 3? Obrigada pela ajuda
    Luciana

    • Priscila Lima disse:

      Olá Luciana,

      Obrigada! Adoro meu trabalho e a Aromaterapia, realmente, sempre surpreende quem a utiliza, pelos resultados obtidos.

      A sinergia com os oes de Lavanda, Gerânio e Alecrim, seria útil, sim. Principalmente, se você fizer uso local (no baixo ventre), através de compressas mornas, géis e etc.

      Você pode misturar os 3. O Aroma ficará ótimo!

      Só fique atenta, às contra-indicações dos óleos, ok?

  7. Dani Bezerra disse:

    Estou terminando um curso téc. em estética, e quero agregar a aromaterapia ao meu conhecimento e procedimentos na estética.
    por enquanto, infelizmente, não estou podendo fazer cursos e nem comprar livros sobre aromaterapia, então tenho procurado muito na internet.
    Tenho visto muita baboseira, mas felizmente tenho também achado bastante coisa legal.
    E aqui não foi diferente, agradeço a vocês profissionais da area que disponibilizam seus conhecimentos para nós iniciantes já irmos nos acostumando e lendo sobre o assunto até quem sabe poder fazer um curso, como é o meu caso!!!
    obrigada Priscila, e que Deus continue a te iluminar, passarei sempre por aqui!

    • Priscila Lima disse:

      Dani,

      É um imenso prazer poder compartilhar conhecimentos sobre a Aromaterapia, pois, é uma terapia que traz resultados maravilhosos, quando aplicada corretamente.

      Espero que você possa agregar a Aromaterapia ao seu trabalho com estética, para poder sentir o quanto é gratificante trabalhar com os aromas.

      Agradeço a sua visita ao blog e também suas palavras.

      Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: