Aromaterapia – Terapia Complementar para Depressão

photo_aroma4.jpg

“Se os odores podem produzir satisfação, eles são tão soberanos nas plantas e tão agradáveis que nenhuma confecção dos boticários pode se igualar à sua excelente virtude”.  John Gerard – Herbalista (1545 -1611).

 A Aromaterapia é uma técnica que utiliza óleos essenciais naturais e suas propriedades terapêuticas para promover bem-estar e equilíbrio físico, emocional e mental.Óleos essenciais têm componentes que agem sobre o corpo e a mente, como por exemplo, os ésteres (que agem no Sistema Nervoso Central) e os álcoois (que são revitalizantes) e, além disso, seus aromas são capazes de nos remeter a lembranças e sensações positivas através de estímulos olfativos que chegam ao Sistema Límbico.O Sistema Límbico é uma parte do cérebro ligada às emoções, comportamentos e memórias. 

 Pela sua capacidade de atuar conjuntamente sobre o corpo e as emoções, a Aromaterapia tem sido utilizada com bastante sucesso como uma terapia complementar (que pode ser utilizada concomitantemente com outros tratamentos naturais e alopáticos), eficaz para muitos males, inclusive a Depressão. 

Pesquisas comprovam a eficácia da Aromaterapia no tratamento de problemas emocionais diversos. Vale citar Rovesti, que nos anos 70 (Lawless 1994) usou óleos essenciais em clínicas psiquiátricas na Itália (Fischer-Rizzi 1990) obtendo resultados no alívio de medo e ansiedade. Outra pesquisa interessante foi feita na Universidade Católica da Coréia* e investigou os efeitos da Aromaterapia em casos de dores e Depressão em pacientes com Artrite. Os óleos utilizados foram Lavanda, Manjerona, Eucalipto, Alecrim e Hortelã-Pimenta diluídos em óleos vegetais de Amêndoa, Apricot e Jojoba. A Aromaterapia teve efeito positivo no alívio da Depressão desses pacientes. 

A Depressão é uma doença relacionada a alterações neurológicas e funcionais e produz uma série de sintomas físicos e psicológicos. Entre eles destacam-se sentimentos de tristeza, culpa, solidão, desamparo, incapacidade, desalento, falta de auto-estima, apatia e problemas como insônia, perda de apetite e desejo sexual, cansaço físico e mental, falta de concentração e memória e dores no corpo. 

Em casos de Depressão, a Aromaterapia pode ser um valioso auxílio, promovendo emoções positivas, relaxamento e alívio dos sintomas relacionados. 

 Benefícios da Aromaterapia 

Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras. É importante levar em conta, as preferências da pessoa a ser tratada, além da intensidade e do tipo de Depressão, de forma que a aplicação da Aromaterapia seja prazerosa e agradável. 

Massagens: as massagens podem potencializar os efeitos dos óleos sobre as emoções e são indicadas para casos em que a Depressão é acompanhada por dores no corpo e tensões. 

Inalação: produz efeitos rápidos sobre o estado emocional e pode ser indicada para casos que necessitem de uma ação segura e eficiente. 

Banhos: os banhos aromáticos podem ser revitalizantes ou relaxantes e produzem estímulos físicos e emocionais. São úteis para favorecer uma maior abertura emocional, principalmente, para preparar pessoas que se sintam desconfortáveis ao serem tocadas, por medo ou vergonha, para receberem massagens. É impressionante, como após algumas sessões de banhos aromáticos, as pessoas passam a se sentirem seguras para receber massagens. 

Compressas: compressas servem para auxiliar em casos de desconforto físico e também produzem relaxamento.                                        

Óleos Essenciais para Depressão: 

Alecrim (quimiotipo cânfora): estimulante e tônico. Para problemas de concentração e memória, cansaço e letargia. Para vertigens, paralisias e palpitações de origem psicossomática. 

Bergamota: para casos de Depressão em que haja também uma grande ansiedade e sofrimento. Melhora o apetite. É neurotônico e sedativo. 

Camomila Romana: para Depressão acompanhada de irritabilidade, impaciência, falta de apetite e tensão. Também é útil para traumas emocionais. Calmante e sedativo. 

Hortelã-Pimenta: para Depressão acompanhada de apatia, cansaço, sonolência excessiva e falta de memória. É estimulante e Tônico. 

Laranja Azeda: promove bom humor e é útil para insônia e Depressão, sobretudo Depressão Sazonal.   

Manjericão (quimiotipo linalol): para Depressão ligada à ansiedade, alterações de humor, convalescença e cansaço mental.   

Manjerona: para dificuldade de expressão das emoções, tensão e insônia.  

Olíbano: é revitalizante. Útil em casos de desânimo e Depressão ligada a mágoas e ressentimentos.     

Rosa: promove auto-estima, auto-aceitação, perdão e abertura emocional. Para Depressão, mágoas e traumas emocionais.    

Ylang-Ylang: é eufórico e afrodisíaco. Para depressão acompanhada de impotência ou frigidez de causa emocional e também de raiva contida ou frustração.      

Dicas: 

Práticas de exercícios respiratórios, meditação e afirmações positivas podem ser utilizadas em conjunto com a Aromaterapia para potencializar a ação dos óleos.

 Óleos desintoxicantes e depurativos podem ser usados para purificar o organismo e uma alimentação mais saudável pode ser adotada. 

A prática de auto-massagem com óleos essenciais pode ser útil para trazer equilíbrio emocional e auto-aceitação.

Escalda-pés com óleos essenciais harmonizam as emoções e estimulam os pontos reflexos dos pés, harmonizando também a energia vital do corpo. 

Uma sinergia: adicionar 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta + 5 gotas de óleo essencial de Manjericão (quimiotipo linalol) + 5 gotas de óleo essencial de Laranja Azeda em uma bacia de água morna, agitar bem, colocar os pés na água e deixa-los por 10 minutos. Esse escalda-pés é revitalizante e bom para a circulação dos pés e pernas. Precauções: Não se expor ao Sol após o  escalda-pés e evitar o uso em gestantes. 

* Kim, M. J., Nam, E.S., Paik, S.I.. Universidade Católica da Coréia. 

Precauções:

Gestantes só devem fazer uso de óleos essenciais com acompanhamento de um profissional qualificado.

Os óleos de Alecrim (Quimiotipo cânfora) e Hortelã-Pimenta devem ser evitados por pessoas que sofram de Hipertensão e Epilepsia ou que façam tratamento homeopático.

Os óleos de Bergamota e Laranja Azeda não devem ser usados antes de se expor ao Sol.

Os óleos devem ser usados diluídos, salvo indicação contrária de um profissional qualificado.

Referências:

Aromaterapia e as Emoções – Shirley Price.

Aromaterapia Holística – Ann Berwic.

16 respostas para Aromaterapia – Terapia Complementar para Depressão

  1. Liliana Rocha Cunha disse:

    Achei muito interessante a matéria, pois procuro tratamento paleativo par a a depressão a cinco anos e não consigo nada, nem os remédios convensionais estão me ajundando mais.

  2. Maylane disse:

    Gostaria de saber qual os beneficios que o banho aromatico pode trazer para um gestante, e qual o tipo de oleo que pode esta usando na gestação . É que tipo de profissional faz esse tratamento
    Aguardo um resposta .
    Maylane

  3. Priscila Lima disse:

    Maylane,

    A Aromaterapia pode trazer inúmeros benefícios para uma gestante através de banhos, inalações ou outros métodos. Algumas gestantes utilizam os banhos para alívio de dores, inchaços e cansaço, por exemplo. Outras, utilizam óleos para prevenir estrias durante a gestação, para equilibrar o humor e ter mais disposição, enfim, os usos são muitos e depende do que cada gestante busca.

    O importante é lembrar que os óleos essenciais devem ser usados do 5º mês em diante da gestação, sempre com indicação de uma Aromaterapeuta (que é o profissional que faz este tipo de Terapia) qualificado e com a autorização do médico que acompanha a gestante.

    Os óleos essenciais mais usados por gestantes (sempre com acompanhamento profissional) são: Lavanda e Tangerina (orgânicos) e Rosa.

    Para mais detalhes, me envie um e-mail , que terei o maior prazer em responder:

    priscilalima@terapeutaholistica.com.br

    Abraços.

  4. Carla Regina Lindner disse:

    Gostaria de saber qual endereço encontro o recipiente para fazer escaldas-pés.Ou melhor o que mostra na foto acima . grata.

  5. Priscila Lima disse:

    Olá Carla,

    Procure por este mini-ôfuro em locais que vendem produtos para Aromaterapia ou tratamentos estéticos.

    Um dos locais:

    http://www.bysamia.com.br

    Abraço.

  6. Roberta disse:

    Olá,
    esse blog é super interessante. E essa matéria vai servir para auxiliar no meu tratamento contra a depressão.
    Obrigada Priscila, pela visita no blog. Vou colocar teu link lá. Quero compartilhar com minhas amigas.

    Beijos!

    Roberta

  7. Aromaterapia disse:

    […] Terapia Complementar para Depressão […]

  8. […] Terapia Complementar para Depressão […]

  9. obigada,por voce ter nos ajudado de maneira tao singela, peco que me indique se puder como posso fazer um curso de aroma terapia atraves da internet. rezido a 11 anos no japao e me enteresco pelo assunto. se voce puder de alguma maneira me auxiliar fico desde ja muito grata.

  10. onde posso encontrar curso de aroma terapia atraves da internet. me indique se possivel.

  11. Priscila Lima disse:

    Olá Olinda,

    Eu agradeço sua visita ao blog e fico feliz que tenha gostado.

    Eu realizo cursos de Aromaterapia online, via Skype ou Messenger. Para saber sobre os cursos que realizo, sobre outros cursos (com outros professores)ou se quiser quaisquer informações sobre Aromaterapia, por favor, envie um e-mail para: priscilalima@terapeutaholistica.com.br , que terei paraze em auxiliá-la.

    Paz e Luz.

  12. Patricia disse:

    Oi, me chamo Patricia e estou parcipando de uma Mostra Cientifica em que vamos falar de Aromaterapia, peço ajuda com relação ao tema, pois na cidade em que moro não existe ainda essa tecnicae queria saber um pouco mais como funciona, se puderem mandar alguma coisa para o meu e-mail agradeço desde já.

  13. lucilene disse:

    Boa tarde,

    Olá.. meu nome é Lucilene moro na cidade de Salvador, tenho 44 anos e nesses últimos anos estou passando por momentos meios dificeis de lidar, os quais me deixam bastante estressada, sem paciência e esquecendo coisas muito importantes. Gostaria de fazer umas massagens terapeuticas.Pode por favor informar onde posso fazer esse tratamento aqui em Salvador? ou com adquerir os óleos?

    Agradecida,
    Lucilene

  14. Duda D'Hora disse:

    Adorei á matéria

  15. Marta disse:

    Boa noite!
    Meu nome é Marta tenho 41 anos e gostaria de saber se posso usar da aromaterapia , pois no final do ano sofri um infarto e fiquei muito deprimida e com a auto-estima muito baixa.

    • Priscila Lima disse:

      Boa tarde, Marta,

      Você pode usar a Aromaterapia, sim.

      Há óleos excelentes para melhorar a auto-estima e o ânimo.
      Procure um profissional confiável para te orientar, pois, o seu caso pede uma certa cautela, com a escolha dos óleos.

      Espero que você tenha uma rápida recuperação.

      Qualquer dúvida, por favor, me envie um e-mail: pri.terapias@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: